O Cruzeiro garantiu sua vaga nas quartas de final da Copa Sul-Americana ao superar o Boca Juniors nos pênaltis, após vencer por 2 a 1 no tempo regulamentar. Os gols da partida foram marcados por Matheus Henrique e Walace pelo Cruzeiro, enquanto Giménez descontou para o Boca. O time argentino teve Advíncula expulso com 10 segundos de jogo.
Com um jogador a mais desde o início da partida, o Cruzeiro pressionou a saída de bola dos argentinos e obteve resultados. Lautaro Díaz fez o desarme, tocou para Matheus Pereira, que finalizou para defesa de Romero. No rebote, Matheus Henrique abriu o placar aos 9 minutos. Aos 21 minutos, após uma cobrança de escanteio em que a defesa do Boca cortou mal, Walace ampliou o placar para a Raposa.
O Boca Juniors teve a chance de diminuir o placar após um erro de Zé Ivaldo, mas, para alívio do zagueiro cruzeirense, o atacante argentino isolou a bola. O Cruzeiro ainda acertou a trave com Lautaro Díaz, em um lindo voleio. No entanto, em uma desatenção da defesa celeste e uma falha do goleiro Cássio, Giménez marcou o gol de 2 a 1 no final do primeiro tempo.
O Cruzeiro voltou para o segundo tempo sem pressionar tanto o adversário. Mesmo com um jogador a menos, o Boca Juniors foi mais efetivo e quase empatou a partida em um chute de Merentiel, já nos acréscimos, após um erro de Matheus Henrique. No entanto, o zagueiro João Marcelo salvou o time ao tirar a bola em cima da linha, evitando um vexame no Mineirão.
O Cruzeiro enfrentará o Libertad, do Paraguai, nas quartas de final da Copa Sul-Americana. O Libertad se classificou após dois empates contra o também paraguaio Sportivo Ameliano, garantindo sua vaga na próxima fase ao vencer a disputa de pênaltis. Os duelos acontecerão no dia 18 de setembro, no Paraguai, e no dia 25 de setembro, no Mineirão.
Os pênaltis
O Cruzeiro teve uma série perfeita de cobranças de pênaltis, convertendo os com William, Matheus Henrique, Marlon, Dinenno e Barreal. Do lado argentino, Merentiel foi o responsável pela quinta cobrança, e isolou a bola.
Agenda
No próximo domingo, o Cruzeiro entra em campo pelo Campeonato Brasileiro. Às 19h, enfrenta o Internacional no Beira-Rio, pela 24ª rodada.