MATÉRIA DO G1
Bombeiros militares e brigadistas do Instituto Estadual de Florestas (IEF) combatem, pelo segundo dia, um incêndio que consome o Parque do Itacolomi, tradicional ponto turístico de Ouro Preto, na Região Central mineira.
Na manhã desta quinta-feira (22), o combate está sendo realizado na área da unidade de conservação e do Pico do Itacolomi, do Baú, e do Morro do Cachorro, de acordo com os bombeiros.
Ainda não há estimativa da área atingida pelo fogo e nem informações sobre o que causou o incêndio. Por causa do tempo seco, o fogo se alastrou rapidamente.
Bombeiros militares e brigadistas da unidade de conservação estão empenhados para o combate às chamas. Um avião capaz de pulverizar água também está sendo utilizado.
O parque está localizado entre os municípios de Ouro Preto e Mariana e abriga o Pico do Itacolomi, uma das regiões do parque atingidas pelo incêndio, que faz parte da Cordilheira da Serra do Espinhaço.
Com mais de 1.700 metros de altura, o pico era utilizado como referências para os bandeirantes que trafegavam pela Estrada Real. Atualmente, é ponto para trilhas, que proporcionam visão privilegiada para a região histórica.
O bioma predominante no Parque Estadual do Itacolomi é a Mata Atlântica e, ao todo, são mais de 7.500 hectares de área preservada.