MATÉRIA DO G1
Não chove há 115 dias em Belo Horizonte. Esse é o maior período de estiagem na cidade dos últimos 13 anos e o pior já registrado em toda a série histórica do Instituto Nacional de Meteorologia na cidade.
A última vez que a capital mineira registrou um período tão longo de seca foi em 2019, quando foram 113 dias sem chuva.
A massa de ar frio e seco que derrubou as temperaturas neste final de semana afastou a chuva da capital mineira.
Para os próximos dias, a previsão é de manhãs frias. Ao longo da tarde, os termômetros voltam a subir.
Recorde de frio no Dia dos Pais
O domingo (11) de Dia dos Pais foi de recorde de frio em BH. Os termômetros marcaram 9,5°C no início da manhã. Até então, a temperatura mais baixa registrada em 2024 era de 10°C.
A capital mineira se junta a outros 66 municípios brasileiros onde não chove há mais de 100 dias. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemanden), a situação deve piorar até o fim deste mês.
O cenário de baixos índices de chuva, estresse vegetativo e umidade do solo reduzida vão se intensificar e impactar quase 4 mil cidades do país, principalmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte.
Seca
Minas Gerais tem 137 municípios em situação de emergência por causa da seca, de acordo com a Defesa Civil do estado. A maior parte das cidades está localizada nas regiões Norte, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri.
A emergência é decretada em casos de situação anormal e grave, quando há iminência de danos à saúde e aos serviços públicos.
De acordo com meteorologistas, isso demonstra que a seca vem se tornando cada vez mais drástica no estado. As mudanças climáticas e o aquecimento global têm provocado este cenário.