O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) ampliou o prazo de financiamento para micro e pequenas empresas para até 72 meses. Esta condição, inédita para capital de giro, está disponível por tempo limitado a pequenos negócios em todos os 853 municípios do Estado.
O anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema nesta quinta-feira, dia 8, em um vídeo enviado ao evento “Encontro Correspondentes Bancários BDMG 2024”, realizado na sede do Banco e que contou com a presença de representantes comerciais de diversas regiões do Estado.
Para o governador, a extensão do prazo de pagamento – que anteriormente era de até 48 meses – representa mais uma iniciativa do Governo de Minas para estimular os pequenos negócios que têm papel relevante na economia mineira e na geração de empregos. “Esse prazo estendido vai permitir que um número maior de micro e pequenas empresas possa contratar o crédito para incrementar, aumentar a competitividade e equilibrar o caixa”, afirmou Zema em vídeo.
O presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, destacou que essa é mais uma iniciativa voltada para fortalecer os pequenos empresários. Ele também mencionou que o contrato oferece 12 meses de carência para começar a pagar. “Queremos ser o Banco dos pequenos empreendedores, para que eles tenham acesso ao crédito com taxas reduzidas em relação ao mercado, de forma rápida e digital”, disse.
No primeiro semestre de 2024, o BDMG aumentou em 15% a concessão de crédito para micro e pequenos empresários. Esse grupo foi responsável por 65% dos postos formais de trabalho gerados no Estado nos primeiros cinco meses de 2024, de acordo com o Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (Caged).