Matéria do G1
Um incêndio destrói, na manhã desta quarta-feira (24), a Serra da Moeda, em Itabirito, na Região Central de Minas Gerais.
O Corpo de Bombeiros informou que oito viaturas foram deslocadas para atender a ocorrência e que as chamas começaram no início da tarde desta terça-feira (23).
Milhares de queimadas
De acordo com a corporação, o aumento de ocorrências no estado chama a atenção. Somente neste mês já foram 2.263 ocorrências. Em junho, 3.812. Um aumento de 82% em relação a junho de 2023.
Além do período seco, as causas dos incêndios incluem queima de lixo de forma incorreta e limpeza de terrenos sem nenhum cuidado.
Sem chuva
Há quase 100 dias, não chove em Belo Horizonte e nas regiões Metropolitana e Central do estado.
O Corpo de Bombeiros disse que 15 militares combatem o fogo e conta o apoio de uma aeronave Guará da Polícia Militar (PM), seis policiais militares, 29 brigadistas, um caminhão-pipa da Prefeitura de Moeda.
Às 10h14, a corporação informou que duas linhas extensas de chamas foram controladas.
Em nota, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) informou que o incêndio é combatido pelo Corpo de Bombeiros, brigadistas da Associação Mineira de Defesa do Ambiente e do Comando de Aviação do Estado (Comave), da PM.
A Semad disse ainda que o Monumento Natural Estadual Serra da Moeda, que pertence ao grupo de unidades de conservação de proteção integral, trata-se de uma área de 2.372 hectares, tendo a Mata Atlântica como bioma predominante.