De forma inédita, um estudo analisou a qualidade de vida nos 5.556 municípios brasileiros aplicando a metodologia do Índice de Progresso Social (IPS), através de dados oficiais. O município de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, conquistou o primeiro lugar dentre as cidades de Minas Gerais. Chamado de IPS Brasil, o levantamento analisou 52 indicadores, como os do DataSus e do CadÚnico.
O índice é dividido em três principais dimensões: Necessidades Humanas Básicas; Fundamentos para o Bem-estar; e Oportunidades. Entre os elementos avaliados, estão água e saneamento básico, saúde e bem-estar, acesso ao conhecimento básico e à informação, moradia e inclusão social.
Com 111.697 habitantes, segundo o censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Nova Lima tem um dos melhores salários do Brasil. De acordo com o IBGE, a renda média da população gira em torno de 3,8 salários mínimos, cerca de R$ 5.365,60, a quarta maior média do estado.
Há outros índices que ajudam a colocar Nova Lima no topo da lista, como o da educação, já que 98,3% das crianças e dos jovens entre 6 e 14 anos estão matriculados na escola. E o saneamento básico, com 94% das casas no município possuindo esgoto adequado, segundo o censo de 2010.
“Nova Lima é um eixo de expansão imobiliária importante, que nos últimos anos recebeu muitos escritórios de empresas, como o da Fiat. Há muitos condomínios de alto luxo. É relativamente rica, apesar de certo contraste, pois o centro é mais pobre do que a franja do município, mais próxima de Belo Horizonte. E cresceu mantendo certa organização”, explica Bernardo Campolina, professor na UFMG.
No lado oposto a Nova Lima, está Senhora do Porto, pequeno município no Vale do Rio Doce, uma das regiões mais pobres de Minas Gerais, considerada a pior cidade para se viver no estado.
Mentira Muitos Bairros ainda não tem Esgoto. Nem água potável.. essa Nova Lima Não Exeste.. Muita gente não Tem acesso a saneamento básicos…. Água limpa e Prova Viva do Descaso do governo atual…