Imagem: Maurício Vieira / Hoje em Dia

PUBLICIDADE

Na última sexta-feira, dia 7, 80 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental participaram da 3ª edição do Torneio de Xadrez da Escola Municipal Benvinda Pinto Rocha, localizada no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima. O projeto é parte do Programa Escola em Tempo Integral, que tem mostrado um impacto positivo no desempenho acadêmico e na autoestima dos estudantes.

O programa, ativo há três anos desde a implementação da escola em tempo integral, tem se mostrado eficaz. O professor Hélio Souza, que ensina xadrez três vezes por semana, relata que o esporte tem ajudado muitos alunos a progredirem, especialmente aqueles com problemas de autoestima, depressão e dificuldades escolares.

“Muitas vezes o aluno aprende a jogar e depois notamos que tem uma melhora de comportamento, de dedicação às aulas. A gente vê essa melhora, principalmente de autoestima, porque muitas vezes o aluno chega desacreditado, e com o xadrez ele passa a enxergar que consegue fazer muitas coisas”, afirma.

PUBLICIDADE

Segundo Kaio Leonardo Madureira, professor referência e coordenador dos projetos da escola, a mudança de comportamento dos alunos que participam do evento é evidente.

“Aqui eles desenvolvem o raciocínio e a atitude dentro de uma competitividade saudável. Trabalham com o raciocínio lógico para questões mínimas no desenrolar do dia a dia”, explica.

O torneio premiou todas as crianças participantes, distribuindo medalhas, jogos de xadrez, garrafas d’água e outros brindes.

PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.