Manifestantes fecharam a entrada da estrada MGC-437, que liga Nova Lima à Sabará, pela segunda vez consecutiva nesta semana. A Polícia Militar esteve no local e a manifestação se desfez sem que a PM precisasse utilizar do emprego de força. Inclusive, a manifestação aconteceu de forma pacífica. A situação aconteceu pela manhã desta sexta-feira, dia 17.
O bairro Mina D’água pede que a obra iniciada no local termine o quanto antes, já que a passagem de veículos gera muita poeira e problemas à população local. As obras se iniciaram em 2023 e foram paralisadas rapidamente. A Prefeitura de Nova Lima explica que repassou os recursos ao DER-MG (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais), órgão do governo do estado responsável pela obra.
No entanto, a empresa responsável pela execução solicitou uma revisão financeira do contrato, que foi negada pelo DER, que, por sua vez, optou pela paralisação da obra, que ocorreu durante o período chuvoso de novembro de 2023. “Durante a execução, a empresa contratada solicitou um reequilíbrio financeiro do contrato, que foi negado pelo DER, que por sua vez optou pela paralisação da obra, ocorrida durante o período chuvoso de novembro de 2023”, disse a PMNL em nota ao Jornal Sempre Nova Lima.
“Diante desse cenário, a Prefeitura de Nova Lima manteve um diálogo constante com o DER para resolver a situação. Recentemente, o DER fez a rescisão do contrato com a empresa contratada. Agora, o DER está em processo de rescisão do convênio com o Governo Municipal e deverá prestar contas dos recursos repassados pela Prefeitura de Nova Lima, devolvendo o que não foi investido na execução da obra.”
“Assim, o DER poderá delegar a estrada para a Prefeitura executar a obra. Estamos constantemente buscando diálogo com o departamento estadual, propondo soluções que possibilitem a retomada das obras no menor prazo possível. No momento, não sabemos quando essa delegação será feita ao município e até lá a responsabilidade pela estrada continua sendo do DER.”
O próprio DER já havia dito ao Sempre que desejava transferir a obra para Nova Lima.