Nesta terça-feira, dia 2, a Biomm divulgou que obteve autorização para produzir Glargilin em sua fábrica localizada em Nova Lima.
A autorização era o último passo necessário para que a empresa iniciasse a produção de insulina glargina nas instalações. A fábrica já havia sido certificada em junho em boas práticas de fabricação para executar as etapas de fabricação de produtos estéreis.
A fábrica de Nova Lima pode produzir até 40 milhões de frascos e carpules (seringas) de biomedicamentos anualmente, contribuindo, segundo a empresa, para suprir mais de 80% da demanda nacional. Prevê-se a criação de 300 empregos diretos e 1,2 mil postos de trabalho indiretos.
A Biomm
A Biomm S.A. é uma empresa biofarmacêutica especializada em medicamentos biológicos, estabelecida em 2001 por meio da cisão parcial da Biobrás S.A., na época a principal produtora brasileira de insulinas. Sediada em Nova Lima, a empresa possui tecnologia para a produção de insulinas através do processo de DNA recombinante, caracterizado pelo uso de microrganismos em contraste aos processos puramente químicos. Este processo está patenteado nos Estados Unidos da América, Canadá, Europa, Brasil e Índia.