Nesta segunda-feira, dia 27 de novembro, a Prefeitura de Nova Lima deu início às aulas da Escola Municipal de Programação e Robótica Industrial, destinada a jovens e adultos nova-limenses.
A escola oferecerá cursos abrangentes, elaborados por instituições de renome, com o propósito de capacitar profissionais altamente especializados, preparados para liderar no novo mercado de trabalho impulsionado pela revolução da Indústria 5.0. Nessa era, máquinas inteligentes e robôs desempenham papéis cruciais em diversas áreas, incluindo as linhas de produção.
A escola foi desenvolvida em parceria com a Fiemg (Federação das Indústrias de Minas Gerais) e será operacionalizada pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Os cursos foram desenhados com colaboração com profissionais do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
A Prefeitura investiu mais de 6 milhões de reais em instalações de última geração, que incluem duas salas robotizadas com tecnologia avançada e duas salas de aula com computadores.