A Vale anunciou nesta quinta-feira, dia 16, que a descaracterização da barragem B3/B4 na Mina Mar Azul, Nova Lima, será concluída no próximo ano, três anos antes do previsto, com mais de 88% do material do reservatório já removido.
“O bom desempenho dos equipamentos operados remotamente, assim como a melhoria das condições de drenagem interna feita no reservatório da barragem, permitiram a remoção do rejeito com maior velocidade do que o previsto anteriormente. Os aprendizados serão replicados nas demais estruturas em processo de eliminação”, afirma a mineradora.
No último mês de outubro, os avanços na descaracterização resultaram em melhorias na estabilidade, levando à redução do nível de emergência de 2 para 1 pela Agência Nacional de Mineração.
“A eliminação da barragem B3/B4 significará a volta da normalidade no distrito de Macacos, onde famílias precisaram, por segurança, deixar suas casas em 2019 após o aumento do nível de emergência da estrutura. Desde então, a Vale não tem medido esforços no sentido de reparar e compensar, de maneira definitiva, os transtornos causados. Em dezembro de 2022, a empresa firmou acordo no valor de R$ 500 milhões para ações de reparação no distrito”.
A Vale planeja eliminar mais 17 barragens a montante, incluindo a B3/B4. Até o momento, 13 estruturas já foram removidas, sendo 10 em Minas Gerais e três no Pará.