Foto: Reprodução Web
PUBLICIDADE

Uma forte onda de calor começa a tomar conta de todo o país nesta semana, de acordo com informações de sites especializados em meteorologia. O inverno termina no dia 23 de setembro e com isso vem a primavera, que será marcada pela forte onda de calor.

Apenas o Sul do país deverá ter temperaturas amenas e possibilidade de chuva, uma vez que há uma frente fria atingindo a região. Um bloqueio atmosférico impede que a massa de frente fria suba para o restante do país, intensificando o calor nos próximos dias.

De acordo com o site MetSul, no próximo sábado, dia 23, o calor máximo a ser enfrentado em Nova Lima será de 34º C. A mínima será de 14º C. Na terça e quarta-feira, dias 19 e 20, respectivamente, a cidade já tem projetado 32º C. A situação piora no domingo, dia 24, quando o calor extremo deve chegar na máxima de 38º C, na segunda de 39º C, terça-feira e quarta 40º C. A mínima fica entre 14º C e 20º C.

PUBLICIDADE

Já no ClimaTempo, a temperatura no sábado máxima é de 28º C, começa a subir no domingo, marcando máxima de 30º C. Mas, a partir da segunda-feira, dia 25, o esperado de máxima são 34ºC, e o pico seria na quinta, dia 28, com 35º C. O site alerta para mudança brusca de temperatura no dia 1º de outubro, quando a previsão é de 22º C mínimo até 37º C de máxima.

Saúde

Há algumas dicas indicadas pela MetSul, extraídas da Mayo Clinic, para se enfrentar as fortes ondas de calor. A primeira e mais importante, beber grande quantidade de líquidos. Manter-se hidratado ajuda o corpo a suar e manter uma temperatura corporal normal. Igualmente importante é usar roupas folgadas e leves. Vestir roupas em excesso ou roupas justas não permite que o corpo esfrie adequadamente.

PUBLICIDADE

A Mayo orienta ainda a se proteger contra queimaduras solares. As queimaduras solares afetam a capacidade do corpo de se refrescar, portanto proteja-se ao ar livre com um chapéu de abas largas e óculos de sol e use um protetor solar de amplo espectro com FPS de pelo menos 15. Os médicos da Mayo recomendam também precauções extras com certos medicamentos. “Fique atento a problemas relacionados ao calor se você tomar medicamentos que podem afetar a capacidade do seu corpo de se manter hidratado e dissipar o calor”, enfatizam.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.