Desde o dia 1º de agosto, quando a Prefeitura de Nova Lima deu início às operações de recolhimento de veículos abandonados nas vias públicas, já foram retirados mais de 60 carros das ruas da cidade. Isso coloca o município entre os pioneiros a obter uma resposta eficaz em grande escala para essa questão.
Uma análise preliminar conduzida pela Prefeitura identificou a presença de mais de 300 veículos em estado de abandono, classificados de acordo com os critérios estabelecidos na resolução 985/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Na ação, o poder municipal aciona o Detran, que recolhe os carros e os destina aos pátios de apreensão credenciados.
Os carros abandonados podem causar diversos problemas, como ocupar espaços destinados ao trânsito local ou em frente a residências e comércios, atrapalhando a circulação. Muitos veículos também se tornam depósito de lixo, e acabam servindo de abrigo para pragas urbanas, dengue ou mesmo de esconderijo para infratores.
Baixa em veículos
Diversas são as razões que podem levar um cidadão a abandonar um veículo, tais como débitos, sinistro, dívidas de impostos ou questões judiciais. O procedimento adequado consiste em efetuar a “baixa” do veículo, de modo que ele seja oficialmente retirado de circulação. Caso contrário, os impostos continuarão sendo cobrados anualmente. Esse procedimento deve ser realizado por meio do Detran.