O segundo Circuito E-Minas 2023, realizado em Nova Lima na última terça-feira, dia 18, reuniu cerca de 130 participantes em seus dois primeiros turnos, incluindo líderes governamentais, associativistas e empreendedores do município. O evento é uma realização da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas (Federaminas), em parceria com a Associação Comercial de Nova Lima (ACE NL), e conta com o apoio institucional do Diário do Comércio.
Para o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues, a segunda etapa do E-Minas foi essencial para abrir oportunidades de investimento e projetar o crescimento econômico de Nova Lima e de municípios próximos como Brumadinho, Macacos e Rio Acima.
“Nova Lima e os municípios da região são ricos em belezas naturais, sendo que o turismo e a mineração são pontos fortes da economia local. Ouvindo cada um dos líderes e proporcionando esse diálogo inclusivo, é possível explorar os recursos econômicos locais, projetar novas cadeias de investimento, firmar parcerias com os líderes, solidificar o desenvolvimento econômico e assim, gerar emprego e renda para a população”, afirmou.
David Gurgel, presidente da ACE NL, destaca como o evento ofereceu uma ampla gama de informações para empresários e líderes de entidades da região, que puderam absorver ideias voltadas para impulsionar negócios e vendas no município. Além disso, o evento promoveu um networking inclusivo entre a classe empresarial e as lideranças políticas e associativistas.
“Nova Lima é um município em constante crescimento, possui uma economia consistente e diversificada e tem a maior renda média do País, de acordo com o Mapa da Riqueza do Brasil, de 2023, da Fundação Getúlio Vargas. Queremos desenvolver nossa economia e tornar nossa cidade um polo atrativo de investimentos e oportunidades”, pontuou.
Já o prefeito de Nova Lima, João Marcelo (Cidadania), focou nas realizações locais, destacando medidas importantes de sua gestão e apresentando projetos que fomentam a inovação e o desenvolvimento econômico da cidade. Segundo ele, o principal desafio do seu governo consiste em impulsionar a diversificação econômica e garantir a permanência e vinda de novas empresas, capazes de suprir a empregabilidade e a arrecadação que a mineração e turismo ainda proporcionam.
“Estamos focando na inovação, um dos pilares de meu governo, sobretudo por meio do iNovaTech – a primeira política pública de inovação da história de Nova Lima, que foca em enraizar a cultura da inovação em todo o município. Dentro do iNovaTech temos os seguintes projetos: o iNova Você, que visa incutir a cultura empreendedora para jovens; o iNova Você+ com foco na inclusão digital para pessoas da terceira idade; o iNova Ideias, que trabalha com workshops para concepção de novos negócios; e o iNova Startups, que foca em abrir oportunidades, conceder bolsas e premiações e acelerar o desenvolvimento das startups locais”, destaca.
O prefeito também falou sobre o programa Nova Língua, iniciativa que disponibiliza bolsas de estudos de idiomas para os nova-limenses.
“O programa oferta bolsas de estudos em mandarim, inglês e espanhol. Para os alunos que residirem em locais distantes das escolas credenciadas, será concedido o passe estudantil, desde que observados os critérios para o acesso ao benefício”, afirmou.