A prefeitura está promovendo uma iniciativa de limpeza em uma extensão de 4 km do Rio das Velhas, abrangendo o trecho que vai do bairro Santa Rita ao bairro Honório Bicalho. Haverá também, em alguns pontos, a recuperação da mata ciliar, com plantio de diversas espécies.
A ação tem como objetivo remover da calha do rio materiais inertes, como acúmulo de areia, resíduos vegetais e objetos inutilizáveis como itens pesados que foram jogados ou caíram no rio. A limpeza visa também melhorar o fluxo da água, diminuir a poluição no Rio das Velhas e minimizar os problemas causados pela chuva.
A operação deve durar alguns meses, dependendo de quanto material for encontrado. A remoção dos materiais será efetuada por maquinário especial, por empresa que presta serviço para a prefeitura. Eles serão levados para bota-esperas, onde ficarão para que haja a secagem e, posteriormente, terão a destinação adequada. No caso da areia, ela poderá ser reutilizada em obras, depois de avaliadas as condições do material. Já o lixo será destinado para o aterro que atende a cidade.
No entanto, a prefeitura ressalta que a intervenção por si só não resolve o risco de enchentes. “É necessária uma ação conjunta, junto ao Governo do Estado, das ações de mitigação que forem propostas (como desassoreamento e recuperação da mata ciliar). A área às margens do rio está sempre sob monitoramento preventivo da Defesa Civil Municipal, e todos os alertas e orientações para moradores e para quem circula na região devem continuar sendo respeitados.”