Da CNN
Em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV, na noite deste domingo (17), o ministro da Saúde Marcelo Queiroga afirmou que o atual cenário epidemiológico do país permite o encerramento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN).
“Graças à melhora do cenário epidemiológico, à ampla cobertura vacinal da população e à capacidade de assistência do SUS, temos condições de anunciar o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional – a ESPIN. Nos próximos dias, será editado um ato normativo disciplinando essa decisão”, disse o ministro.
Queiroga ressaltou a cobertura vacinal no Brasil e falou que a decisão não significa o fim da pandemia do novo coronavírus.
“Esta medida, no entanto, não significa o fim da Covid-19. Continuaremos a conviver com o vírus…Hoje, mais de 73% da população brasileira completou o esquema vacinal e mais de 71 milhões receberam a dose de reforço. Temos vacinas disponíveis e os brasileiros acessam livremente essa política pública”.
Neste domingo (17), o Brasil registrou 22 mortes por Covid-19, segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conasss). Esse é o menor número registrado desde 29 de março de 2020, no início da pandemia, quando o país também teve 22 mortes pela doença.