A Prefeitura de Nova Lima, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SEMCT), promove nesta sexta-feira e sábado, dias 10 e 11, respectivamente, a Feira de Queca e Lamparina, que são patrimônios do município.
A feira é uma exposição do Núcleo de produtores de Queca e Lamparina que durante o ano promoveu capacitações relacionadas às boas práticas na cozinha, empreendedorismo, formação de preços, embalagem e rotulagem. O evento conta também com o apoio da Emater-MG.
O local para a comercialização será a Praça Coronel Aristides, no centro da cidade, sendo no dia 10, de 9h às 19h e no sábado, 11, das 9h às 15h.
CONTINUA APÓS ANÚNCIO
Queca
A receita trazida pelos britânicos para Nova Lima inclui frutas cristalizadas, nozes, castanhas, passas, ameixas, e o toque especial do confeiteiro, que sempre guarda um segredo na receita. É uma tradição as famílias nova-limenses presentearem os amigos nas festas de final de ano com essa iguaria. Já o nome é derivado de “christmas cake”, o bolo de Natal inglês.
Lamparina
A tradição remonta ao ano de 1881, quando o então imperador Dom Pedro II visitou a cidade e foi surpreendido com uma adaptação do pastel de Belém, de origem portuguesa, que por aqui é feita de massa folhada e muito coco. Em 2016, a iguaria foi reconhecida como patrimônio imaterial da cidade. O doce tem esse nome porque a dona de uma pousada colocava um pavio no doce que era usado para iluminar o caminho dos hóspedes até o quarto.
*Com informações da Prefeitura de Nova Lima