Publicidade


Homem tem suspeita de ebola em São Paulo; ele está isolado

30/05/2026
às 15:24
Cynthia Goldsmith This colorized transmission electron micrograph (TEM) revealed some of the ultrastructural morphology displayed by an Ebola virus virion. See PHIL 1832 for a black and white version of this image. Where is Ebola virus found in nature?

The exact origin, locations, and natural habitat (known as the "natural reservoir") of Ebola virus remain unknown. However, on the basis of available evidence and the nature of similar viruses, researchers believe that the virus is zoonotic (animal-borne) and is normally maintained in an animal host that is native to the African continent. A similar host is probably associated with Ebola-Reston which was isolated from infected cynomolgous monkeys that were imported to the United States and Italy from the Philippines. The virus is not known to be native to other continents, such as North America.

JORNAL SEMPRE – Um paciente de 37 anos que retornou do Congo há poucos dias procurou os serviços de saúde recentemente em São Paulo porque apresentou febre e outros sintomas da febre hemorrágica ebola. O Congo passa por uma pandemia da doença e chama atenção das autoridades mundiais.

O homem está internado em isolamento numa unidade referencial para este tipo de atendimento e a situação é acompanhada pela Secretaria Estadual de Saúde do Estado de São Paulo e pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a nota do ministério, ele foi atendido em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e teve testes inconclusivos para malária, outra doença com transmissão em atividade na região. O ministério afirma ainda que o histórico de circulação no país congolês e os sintomas, reforçam a suspeita.

Ao chegar ao instituto, encontrava-se em estado grave, com diarreia, desorientação e rápida piora clínica, sendo necessária a intubação.



Publicidade


Em nota, a coordenadora em Saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria Estadual da Saúde, Regiane de Paula, afirmou que as medidas previstas nos protocolos foram adotadas após a identificação dos critérios clínicos e epidemiológicos compatíveis com um caso suspeito.

“Este é um caso suspeito, em investigação. As medidas previstas foram adotadas a partir da identificação dos critérios clínicos e epidemiológicos. O procedimento inclui isolamento, notificação imediata, investigação laboratorial e monitoramento conforme os protocolos vigentes”, disse.

A avaliação técnica da Secretaria Estadual da Saúde aponta que o risco de introdução do ebola no Brasil e na América do Sul permanece muito baixo. Entre os fatores considerados estão a ausência histórica de transmissão autóctone no continente sul-americano, a inexistência de voos diretos entre a região afetada e a América do Sul e a forma de transmissão da doença, que exige contato direto com sangue, secreções, fluidos corporais ou tecidos de pessoas sintomáticas infectadas.



Publicidade


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.