MATÉRIA DO G1
Os medicamentos atorvastatina cálcica e rosuvastatina cálcica, produzidos pela empresa Cimed Industria S.A., passam por processo de recolhimento voluntário iniciado pela empresa.
A medida é referente ao lote 2424299 de atorvastatina cálcica 40 mg e ao mesmo lote (2424299) de rosuvastatina cálcica 20 mg.
Além disso, o medicamento fosfato dissodico de dexametasona 4 mg/ml solução injetável (caixa com 50) passa por processo de recolhimento voluntário iniciado pela empresa Hypofarma – Instituto de Hypodermia e Farmácia LTDA. A medida é referente ao lote 25091566.
O g1 busca contato com as empresas para posicionamento sobre as medidas. De acordo com o Diário Oficial da União desta segunda-feira (18), os motivos dos recolhimentos são:
- Atorvastatina cálcica e rosuvastatina cálcica: suspeita de mistura de embalagem de cartucho de Rosuvastatina 20 mg no lote 2424299 de Atorvastatina cálcica 40mg.
- Fosfato Dissodico De Dexametasona: turvação da solução quando o fármaco é diluído em associação com determinados medicamentos.
Para que servem os medicamentos?
A atorvastatina cálcica e a rosuvastatina cálcica são medicamentos da classe das estatinas, indicados principalmente para reduzir o colesterol ruim (LDL) e os triglicerídeos no sangue, além de elevar o colesterol bom (HDL). As duas são receitadas para prevenir doenças cardiovasculares, como infartos e AVCs.
Já o Fosfato Dissodico de Dexametasona é um corticoide sintético utilizado para tratar condições inflamatórias severas, distúrbios alérgicos, doenças autoimunes, problemas dermatológicos e edemas (inchaços), como o edema cerebral em algumas condições neurológicas. Ele também pode ser indicado para distúrbios endócrinos.






