MATÉRIA DO G1
O carnaval é tempo de festa, mas também de atenção redobrada. Com blocos lotados e muita distração, criminosos se aproveitam do movimento para aplicar golpes, furtar celulares e causar prejuízos financeiros aos foliões.
Para ajudar quem vai curtir a folia nas ruas, o g1 reuniu alertas e orientações de autoridades de segurança em um guia prático para evitar golpes e contratempos durante o carnaval.
Nesta reportagem, você vai ver:
- Quais são os golpes mais comuns no carnaval;
- Como proteger celular, cartão e PIX;
- Dicas para reduzir o risco de furtos em blocos lotados.
Os golpes mais comuns:
💸 Golpe do PIX
O valor cobrado é maior do que o combinado com o vendedor.
➡️ Como se proteger: confira o valor na tela antes de confirmar a transação.
💸 Golpe do beijo
Durante um beijo, comparsas se aproveitam da distração para furtar celulares e carteiras.
➡️ Como se proteger: mantenha seus pertences bem protegidos, especialmente em momentos de aproximação física.
💸 Golpe da confusão
Empurra-empurra ou brigas falsas são criadas para distrair as vítimas e facilitar furtos.
➡️ Como se proteger: afaste-se de tumultos e procure um agente de segurança.
💸 Ingressos falsos
Links fraudulentos imitam sites oficiais e oferecem preços abaixo do mercado.
➡️ Como se proteger: compre ingressos apenas em sites oficiais ou pontos autorizados.
💸 “Boa Noite Cinderela”: O golpe “Boa Noite Cinderela” é um tipo de crime em que uma pessoa é drogada sem o seu conhecimento, geralmente por meio da adição de substâncias em bebidas ou alimentos. A droga faz com que a vítima fique inconsciente ou com seus sentidos comprometidos, facilitando o roubo de seus pertences, como dinheiro, cartões de crédito, documentos e celulares.
🚨Prevenção: Não aceite bebidas de estranhos e não deixe seu copo sem supervisão. O uso de copos mais fechados, como copos térmicos, por exemplo, pode funcionar como uma alternativa para evitar correr risco com este tipo de golpe.
💸Golpe da maquininha: criminosos adulteram as máquinas de cartão para roubar dados dos clientes. Eles podem trocar a maquininha por uma falsa, instalar um dispositivo para copiar os dados do cartão ou até mesmo usar um leitor de cartão para clonar o cartão da vítima.
🚨Prevenção: Sempre verifique se a maquininha não foi adulterada e confira o valor da transação antes de digitar a senha.
💸Golpe do PIX: Ao realizar uma cobrança via PIX para o pagamento de algum consumo no carnaval, os estelionatários trocam a maquininha por outra, que irá transferir um valor muito maior quando a vítima abre o aplicativo do banco.
🚨Prevenção: Sempre confira o valor da transação na maquininha ou no celular antes de digitar a senha.
💸Golpe do beijo: O criminoso se aproxima da vítima e a beija, seja à força ou de forma consensual. A pessoa, muitas vezes com a ajuda de comparsas, aproveita o momento de distração para furtar os pertences, como celular, carteira ou documentos. Este golpe é mais comum em blocos de rua e festas com grande aglomeração de pessoas.
🚨Prevenção: Fique atento com os itens pessoais em locais com grande aglomeração de pessoas.
💸Golpe de arrumar confusão: de forma proposital, os criminosos criam uma confusão, como um empurra-empurra ou uma briga falsa, para distrair as vítimas e furtar seus pertences. Os bandidos se aproveitam da desordem para pegar celulares, carteiras e outros objetos de valor das pessoas ao redor.
🚨Prevenção: Em situações de tumulto, se afaste e proteja seus pertences. Caso haja briga, procure o agente de segurança mais próximo.
💸Golpes com ingressos falsos: os criminosos vendem ingressos em links falsos para festas e eventos, sempre utilizando um layout parecido com o do site original. Os preços costumam ser menores que o habitual para atrair a vítima.
🚨Prevenção: Utilize apenas em sites oficiais ou pontos de venda autorizados para efetuar a compra dos ingressos.
💸Golpe do contato: essa tática envolve criar uma situação de proximidade física deliberada, seja apertando a vítima em uma multidão ou distraindo-a com um contato físico como agarrar a sua bolsa. Normalmente, os criminosos agem em grupo passando o item furtado de mão em mão e dificultando o reconhecimento de quem efetuou a primeira retirada.
🚨Prevenção: Preste atenção a esbarrões e movimentos suspeitos na multidão e procure o agente de segurança mais próximo.
O secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes, recomenda priorizar blocos oficiais.
“Evitem blocos clandestinos e deem preferência aos regularizados, que contam com estrutura, segurança e serviços”, afirma.
A delegada Patrícia Alemany, titular da Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat), alerta para cobranças abusivas.
“Pergunte o preço antes de consumir e confira se o valor na maquininha corresponde ao combinado. Sempre que possível, prefira pagar em dinheiro”, orienta.
📱 Como proteger seu celular no bloco
O celular é o principal alvo dos criminosos durante o carnaval. Veja as principais recomendações:
- Evite usar o celular no meio do bloco;
- Nunca guarde no bolso de trás da calça;
- Use doleira por dentro da roupa;
- Desative o pagamento por aproximação;
- Reduza os limites de transações no app do banco;
- Cadastre seu aparelho no aplicativo Celular Seguro. O serviço possibilita que quem tiver o celular roubado ou furtado avise de uma só vez várias instituições parceiras do governo.
- Ative bloqueio de tela e autenticação em dois fatores;
- Em caso de roubo ou furto, a orientação é bloquear imediatamente o aparelho, avisar o banco, comunicar a operadora e registrar um boletim de ocorrência.
💳 Cuidados com carteira, cartão e dinheiro
- Nunca entregue seu cartão ao vendedor;
- Confira sempre o valor exibido na maquininha;
- Proteja a digitação da senha;
- Desconfie se pedirem para passar o cartão novamente;
- Ative alertas de transações no aplicativo do banco.
Época de aumento no número de ocorrências
Segundo os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), nos meses de fevereiro de 2023 e 2024, período que inclui o carnaval, houve um aumento significativo nos registros de ocorrência de furtos de celular e de estelionato — tipificação comum para quem aplica golpes — no estado do RJ.
Só em fevereiro de 2024, foram registrados 3.362 casos de furto de celular, em comparação com 2.929 casos em fevereiro de 2023, representando um aumento de 15%.
Em relação aos registros de estelionato, crime que consiste em enganar alguém para obter vantagem ilícita, os registros deste tiveram um aumento de 28% de um ano para o outro. Em fevereiro de 2024 foram cerca de 5.695 casos, já em 2023 foram 4.448 registros.

