Praça Bernardino de Lima, em Nova Lima - Foto: Will Gonçalves

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

JORNAL SEMPRE – Nova Lima celebra, nesta quinta-feira, 5 de fevereiro, 325 anos de história. Ao longo desse período, o município passou por diferentes fases, desde o surgimento ligado à mineração até a consolidação como uma das cidades que mais crescem na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A história de Nova Lima tem início no século XVIII, com a chegada do bandeirante paulista Domingos Rodrigues da Fonseca Leme, atraído pela fama da região e em busca de ouro nos ribeirões auríferos dos Cristais e do Cardoso. A cidade recebeu inicialmente o nome de Campos de Congonhas e, com a expansão da atividade mineradora e a chegada de trabalhadores para as minas da região, passou a se chamar Congonhas das Minas de Ouro. Posteriormente, tornou-se distrito subordinado ao município de Sabará, adotando o nome de Congonhas de Sabará.

Em 1893, o então povoado foi denominado Villa Nova de Lima, em homenagem ao poeta e político Antônio Augusto de Lima, nascido na cidade e que governou Minas Gerais em 1891. Anos depois, em 1923, o município passou a se chamar oficialmente Nova Lima.

PUBLICIDADE

Atualmente, a cidade possui mais de 111 mil habitantes, segundo dados do IBGE de 2022, integra a Região Metropolitana de Belo Horizonte e ocupa uma área de 429,3 quilômetros quadrados, com cerca de 70% do território preservado, em uma região de transição entre os biomas da Mata Atlântica e do Cerrado. Ao longo dos anos, Nova Lima deixou de ser reconhecida apenas por suas riquezas minerais e naturais e passou a diversificar sua economia, ampliando sua atuação em setores como serviços, turismo, gastronomia e cultura.

Em 2026, são celebrados 325 anos de história e 135 anos de emancipação, marcados por avanços, desafios e novos caminhos. Única cidade mineira a figurar entre os 20 municípios com melhor qualidade de vida do Brasil, de acordo com o Índice de Progresso Social (IPS), Nova Lima celebra sua trajetória e reafirma sua importância para o desenvolvimento do estado. Apesar dos desafios que acompanham o crescimento urbano, a cidade segue avançando, sem perder de vista sua história e suas raízes. Feliz aniversário, Nova Lima!

PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.