SEMPRE NOVA LIMA – A Prefeitura de Belo Horizonte instituiu uma comissão de trabalho para conduzir um Processo Administrativo Sancionador (PAS) relacionado ao contrato das obras no Trevo do BH Shopping, na Região Centro-Sul da capital.
A portaria, publicada no Diário Oficial do Município, diz que a finalidade do processo é apurar possíveis infrações contratuais cometidas pelas empresas responsáveis pela execução dos projetos estruturais e das obras de melhoria viária na interseção da MGC-356 e Avenida Raja Gabaglia.
Segundo informações do Estado de Minas, os atrasos no cronograma das obras já haviam sido questionados pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital em dezembro do ano passado, quando foi enviada uma notificação às empresas que integram o consórcio vencedor da licitação.
As intervenções no trevo começaram em julho do ano passado e tinham previsão de conclusão para novembro. As obras fazem parte de um conjunto de ações voltadas à reestruturação da mobilidade na região, onde o viaduto do Belvedere cruza a MGC-356 e conecta importantes eixos viários, como a Avenida Raja Gabaglia e a BR-040. O local é considerado estratégico para o deslocamento entre Belo Horizonte e Nova Lima, além de atender motoristas que circulam por bairros como Belvedere, Santa Lúcia e São Bento.
A principal frente de trabalho é o alargamento do viaduto existente, que passará de cinco para seis faixas de tráfego. A proposta é ampliar a capacidade da via e melhorar a fluidez dos acessos, atualmente marcados por congestionamentos frequentes, com filas que podem se estender por quilômetros.
Segundo informações divulgadas pela Prefeitura de Belo Horizonte, a ampliação inclui a construção de uma nova estrutura paralela à atual, com três vãos apoiados em vigas pré-moldadas. Serão dois trechos extremos, de 9,25 metros, e um vão central, de 35,4 metros.
Além do viaduto, o projeto prevê a adequação das alças e ramos de acesso que fazem a ligação com a Avenida Raja Gabaglia. Também será implantada uma nova faixa de tráfego entre o trevo e a Praça Marcelo Góes Menicucci, no sentido Nova Lima/Belo Horizonte, ampliando a plataforma da via para três faixas de rolamento.



