Foto: Divulgação/Prefeitura de Itanhaém

MATÉRIA DO G1

Mais de 4,3 milhões de eleitores mineiros ainda não fizeram o cadastro da biometria. O serviço eleitoral é obrigatório, gratuito e realizado apenas em atendimentos presenciais. Minas Gerais é o segundo estado com menor cobertura biométrica, atrás apenas do Espírito Santo.

A coleta do cadastro biométrico é feita durante as operações de alistamento eleitoral (primeiro título), revisão de dados ou transferência de domicílio. Neste ano, o processo deve ser feito até o dia 6 de maio, quando ocorre o encerramento do cadastro eleitoral.

De acordo com a Justiça Eleitoral, a pessoa não identificada biometricamente não será impedida de votar. Contudo, caso haja convocação para revisão de eleitorado com o objetivo de coletar a biometria da população e o eleitor não comparecer ao procedimento, poderá ter o título cancelado e, com isso, não poderá votar.

Quais documentos são necessários para o cadastramento biométrico?

  • Documento oficial com foto
  • Comprovante eleitoral
  • Comprovante de quitação do serviço militar

Onde realizar o cadastro da biometria?

O cadastro da biometria deve ser feito de forma presencial na Justiça Eleitoral. Em Minas Gerais, o horário padrão de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Os endereços dos cartórios eleitorais em Minas Gerais podem ser consultados neste link.

O atendimento pode ser por ordem de chegada ou com agendamento de dia e horário. Nesse caso, é necessário realizar o agendamento pelo site do Tribunal Regional Eleitoral, disponível aqui.

O procedimento para o cadastramento pode começar pela internet, por meio dos serviços de autoatendimento da Justiça Eleitoral. Durante o processo, o eleitor é informado caso haja necessidade de comparecimento ao cartório eleitoral para completar o atendimento com a coleta dos dados.

Para o eleitor saber se tem o cadastramento biométrico, é necessário consultar a situação eleitoral pelo aplicativo e-Título.

Eleição 2026

Em outubro, mais de 16 milhões de mineiros voltarão às urnas eletrônicas para escolher o presidente da República, o governador, senadores, deputados federais e deputados estaduais.

Os eleitores devem realizar o cadastro eleitoral, ou seja, o alistamento eleitoral, cadastramento biométrico, transferência e regularização do título de eleitor, até o dia 6 de maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.