SEMPRE NOVA LIMA – Uma família de Nova Lima desenvolveu o primeiro gin do Brasil produzido com mel de abelhas nativas sem ferrão. A bebida é elaborada pela destilaria Puhuk e surgiu a partir de um empreendimento familiar conduzido pela produtora Fernanda Godinho de Souza, com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).
Segundo informações do Diário do Comércio, o negócio teve início quando os pais de Fernanda, Maria de Fátima Godinho e Ivan Correia de Souza, adquiriram uma propriedade rural no município com a intenção de utilizá-la como refúgio para a aposentadoria. A ideia, no entanto, mudou após a família participar de um curso de produção de cerveja artesanal. O que começou como uma atividade de lazer resultou na criação de uma microcervejaria, que posteriormente foi desativada.
Com a chegada da pandemia, a família decidiu direcionar os esforços para a produção de destilados. A partir desse momento, Fernanda passou a liderar o negócio, buscou capacitação técnica, se especializou como master distiller e escolheu o gin como produto principal, por permitir o uso de diferentes botânicos e manter ligação direta com os recursos naturais da propriedade.
O principal diferencial do Gin Puhuk é o uso de mel de abelhas nativas sem ferrão, produzido no próprio local. Na linha Old Tom Gin, são utilizados méis das espécies jataí e uruçu amarela. Para viabilizar a produção, a propriedade conta com um meliponário que abriga cerca de 11 espécies.
Os botânicos empregados na destilação são, em parte, fornecidos por agricultores familiares da região. Já o zimbro, insumo essencial, precisa ser importado.
Atualmente, o Gin Puhuk é comercializado em feiras promovidas pela Emater-MG, em bares parceiros de Nova Lima e Belo Horizonte e também por meio de vendas pela internet.



