Foto: Arquivo pessoal/g1

MATÉRIA DO G1

A Prefeitura de Belo Horizonte sancionou nesta quinta-feira (8) a lei que institui 11 de agosto como o Dia Municipal do Gari. A data é a mesma em que Laudemir Fernandes foi morto, no ano passado, pelo empresário Renê da Silva Nogueira Júnior, enquanto trabalhava na coleta de lixo na capital mineira (relembre o caso mais abaixo).

A iniciativa tem origem no PL 507/2025, do vereador Dr. Bruno Pedralva (PT), e seguiu para sanção do prefeito após aprovação na Câmara de BH.

Com a publicação no Diário Oficial do Município (DOM), a legislação que consolida as datas comemorativas de BH inclui a homenagem aos trabalhadores da limpeza urbana no calendário oficial da cidade.

Relembre o caso

Em 11 de agosto de 2025, o gari Laudemir Fernandes, de 44 anos, foi morto a tiros enquanto trabalhava, no bairro Vista Alegre, na Região Oeste de Belo Horizonte. O crime ocorreu após uma discussão causada pelo bloqueio momentâneo da rua pelo caminhão de lixo.

Testemunhas relataram que Renê da Silva Nogueira Júnior, de 47, ficou irritado com a situação, fez ameaças e disparou contra o trabalhador, que morreu no local. O acusado foi preso poucas horas depois.

As investigações constataram que a arma utilizada no crime era da esposa do empresário, a delegada Ana Paula Lamego Balbino Nogueira, da Polícia Civil. O Ministério Público denunciou Renê por homicídio triplamente qualificado, além de outros delitos.

O processo está na fase final de instrução, com o réu preso preventivamente, aguardando decisão sobre eventual julgamento pelo Tribunal do Júri.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.