
SEMPRE NOVA LIMA – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, a distribuição e o uso de alguns lotes de fórmulas infantis das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino, fabricadas pela Nestlé Brasil. A determinação tem caráter preventivo e está prevista na Resolução nº 32/2026, publicada nesta quarta-feira, dia 7.
De acordo com a Anvisa, a medida foi adotada após a identificação do risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus. O alerta sobre o possível risco foi comunicado à agência pela própria Nestlé, que iniciou o recolhimento voluntário dos lotes.
A ingestão de alimentos contaminados pode causar vômitos persistentes, diarreia e letargia, quadro caracterizado por sonolência excessiva, lentidão de movimentos e do raciocínio, além de dificuldade de reação.

Em nota, a Nestlé informou que o recolhimento voluntário ocorre no Brasil e em outros países. A toxina foi identificada em produtos oriundos de uma fábrica na Holanda, associada a um ingrediente fornecido por um fornecedor global de óleos terceirizados, o que motivou a ampliação do recall em âmbito internacional. No Brasil, a proibição se limita a alguns lotes das marcas citadas (confira nas imagens).


A empresa orienta que consumidores que possuam produtos dos lotes afetados suspendam imediatamente o uso e entrem em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor para devolução e reembolso integral. Os canais disponíveis são o e-mail falecom@nestle.com.br e o telefone 0800 761 2500, com atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana.


