Marcello CasalJr/ Agência Brasil

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SEMPRE NOVA LIMA – Mesmo sem cadastro prévio, diversos moradores de Nova Lima foram surpreendidos, na terça-feira, dia 16, por um alerta emitido em seus celulares. A Prefeitura de Nova Lima esclareceu que a notificação não se tratou de falha no sistema nem de golpe, mas de um comunicado oficial da Defesa Civil.

A partir de agora, esse tipo de aviso passa a ser adotado no município. Os alertas são enviados por meio do Cell Broadcast, uma tecnologia oficial utilizada em todo o país que permite o envio de mensagens diretamente aos aparelhos celulares, sem necessidade de cadastro prévio, aplicativos ou conexão com a internet.

A iniciativa tem como objetivo orientar a população em situações de emergência. Ao receber o alerta, o celular emite um som característico e a mensagem aparece de forma imediata na tela do aparelho, inclusive sobre outros aplicativos, garantindo que o aviso seja percebido rapidamente.

PUBLICIDADE

O envio das mensagens ocorre sempre que há previsão ou registro de eventos climáticos ou naturais que possam representar risco à população, como chuvas intensas, tempestades severas, enxurradas, alagamentos, deslizamentos de terra, ventos fortes ou outras situações que comprometam a segurança das pessoas.

Os alertas trazem informações diretas e orientações claras sobre o tipo de risco envolvido e as medidas que devem ser adotadas, como evitar áreas de encosta, não atravessar vias alagadas, procurar locais seguros ou seguir recomendações específicas da Defesa Civil.

Tipos de alerta

Severo – A urgência não é imediata e a população possuiu um tempo maior para a sua proteção, ou seja, o risco de desastre é iminente.

Extremo – Indica ameaças extremas à vida ou à propriedade, exigindo ações imediatas de proteção.

Risco geológico é uma situação de perigo, perda ou dano (humanos, materiais, ambientais), implicando na possibilidade de ocorrências de processos naturais ou induzidos pela ação humana que envolvem o solo e as rochas, como deslizamentos, inundações, erosão, especialmente em áreas urbanas mal planejadas.

O alerta não significa que um desastre já esteja acontecendo, mas que as condições do solo e do relevo aumentam o risco de ocorrências, principalmente em áreas mais vulneráveis, como encostas, regiões com histórico de deslizamentos e locais com drenagem comprometida.

PUBLICIDADE

Como proceder ao receber um alerta

– Leia atentamente a mensagem;

– Siga imediatamente as orientações indicadas;

– Compartilhe a informação com familiares e vizinhos, especialmente idosos e pessoas com mobilidade reduzida;

– Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelos canais oficiais do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This will close in 0 seconds

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.