SEMPRE NOVA LIMA – Está em tramitação na Câmara Municipal de Nova Lima o Projeto de Lei nº 2655/2025, de autoria do vereador Mael. A proposta busca instituir o Programa Municipal de Assessorias de Corrida e Caminhada de Rua e criar o Calendário Oficial de Corridas e Caminhadas do município, além de estabelecer outras providências.
O programa tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. A iniciativa também prevê a estruturação e a manutenção de núcleos municipais de assessoria esportiva voltados à corrida e à caminhada, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
Entre as finalidades do projeto estão a oferta de orientação técnica gratuita à população, com acompanhamento profissional, o estímulo à participação dos alunos em provas e eventos esportivos de rua e a integração dessas atividades ao calendário esportivo municipal. A proposta busca ainda fortalecer o esporte de base e promover a convivência comunitária.
Os núcleos municipais de assessoria esportiva serão coordenados pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e formados por instrutores, profissionais de educação física e servidores designados pela administração municipal.
Calendário Oficial de Corridas e Caminhadas
O projeto de lei também propõe a criação do Calendário Oficial de Corridas e Caminhadas de Rua de Nova Lima, com a realização de uma edição mensal de corrida e/ou caminhada, exceto nos meses de dezembro e janeiro. O calendário deverá considerar datas comemorativas e temas de relevância local.
Caso o projeto seja aprovado, o calendário previsto é o seguinte:
Em fevereiro, a corrida em comemoração ao aniversário do município de Nova Lima.
Em março, a Corrida das Mulheres.
Em abril, a Corrida pela Saúde.
Em maio, a Corrida dos Garis.
Em junho, a Corrida da Inclusão.
Em julho, a Corrida do Inverno.
Em agosto, a Corrida da Educação.
Em setembro, a Corrida da Independência.
Em outubro, a Corrida da Guarda Civil Municipal.
Em novembro, a Night Run de Nova Lima.
De acordo com o texto, o calendário poderá ser ajustado anualmente pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, levando em consideração as condições climáticas e o planejamento de eventos do município.
Conforme solicitação do vereador Ismael Soares, o projeto foi encaminhado para confecção de parecer em conjunto das Comissões de Legislação e Justiça, Serviços Públicos Municipais e Orçamento, Finanças e Tomada de Contas em 09/12/2025.


