Imagem: Sempre Nova Lima

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SEMPRE NOVA LIMA – A equipe do Sempre Nova Lima participou, na manhã desta quinta-feira, dia 27, de uma visita guiada à área onde poderá ser implantada a Operação Urbana Consorciada (OUC) Nova Vila. A iniciativa é desenvolvida pela AngloGold Ashanti em parceria com a Prefeitura de Nova Lima e a Concreto, com o objetivo de transformar as antigas áreas das minas Velha e Grande.

O projeto prevê a criação de um espaço multifuncional que reunirá centros culturais, áreas de convivência, espaços verdes, comércio, serviços e moradias. Também estão previstas áreas destinadas à prática de esportes ao ar livre, atividades de educação, economia criativa e ações voltadas para inovação industrial.

PUBLICIDADE

Entre as obras planejadas está a construção de uma avenida de 2 quilômetros, com pistas duplas, ligando a rodoviária à Praça do Mineiro. A partir dela, Nova Lima passará a contar com ao menos dois corredores logísticos: um conectando o centro à MG-30 pela Avenida José Bernardo de Barros e outro ligando o centro à cidade de Sabará, por meio da MG-437.

Em paralelo a essa nova avenida, será construída uma ciclovia e também uma pista de corrida e caminhada, oferecendo alternativas de mobilidade, lazer e atividade física para a população.

Moradias

O Nova Vila dará origem a um bairro planejado, integrado ao tecido urbano e estruturado para ampliar o acesso da população a moradias e serviços essenciais

Serão oferecidas novas unidades residenciais com diferentes padrões construtivos, de aproximadamente 66 m² e 76 m², com valores estimados a partir de R$ 400 mil. A população local terá prioridade na compra dos imóveis, que seguem o padrão de empreendimentos semelhantes desenvolvidos pela Concreto nos bairros Betânia (Belo Horizonte) e Riacho (Contagem).

PUBLICIDADE

Preservação e patrimônio histórico

Com mais de 260 mil m² de área, o local destinará cerca de 25% do espaço a corredores ecológicos e áreas de preservação da Mata Atlântica. O projeto inclui ainda a revitalização de mais de 19,6 mil m² de estruturas históricas, integrando preservação ambiental, valorização do patrimônio e inovação. As construções serão desenvolvidas para respeitar a história local, e com inspiração no conceito de Museu de Território.

O projeto ainda está em tramitação na Câmara Municipal de Nova Lima. A iniciativa segue em análise pelos vereadores antes de avançar para as próximas etapas de implementação. Uma audiência pública para debate com a população será divulgada em breve.

PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.