SEMPRE NOVA LIMA – O Instituto AngloGold Ashanti abriu as inscrições para o Programa Parcerias Sustentáveis 2026, que tem como objetivo fortalecer empreendimentos de impacto social, cultural e ambiental nas regiões onde a empresa atua em Minas Gerais.
Podem participar pessoas jurídicas, como microempreendedores individuais (MEI), microempresas, associações e cooperativas. As propostas devem ser voltadas à geração de renda, inclusão produtiva e desenvolvimento territorial nos municípios de Caeté, Nova Lima, Raposos, Sabará, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Belo Horizonte (territórios em vulnerabilidade).
Os negócios selecionados receberão até R$ 60 mil em aporte financeiro, além de mentorias, capacitações e acompanhamento técnico ao longo de um ano. Projetos de destaque poderão avançar para o ciclo de aceleração em 2027, com novo apoio.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela plataforma Prosas até o dia 7 de novembro de 2025, às 16h, no endereço: https://parceriassustentaveis.prosas.com.br.
O programa contempla iniciativas alinhadas a cinco eixos estratégicos:
- Desenvolvimento Comunitário, Territorial e da Diversidade;
- Cultura, Patrimônio e Identidade Local;
- Gastronomia e Agroindústria Artesanal;
- Turismo Sustentável e de Experiência;
- Negócios Inovadores e Inclusivos.
A seleção ocorrerá em duas etapas. A primeira envolve a análise documental e técnica das propostas, considerando critérios como alinhamento aos eixos estratégicos, viabilidade e impacto. Já a segunda etapa consiste na apresentação presencial dos projetos a uma banca avaliadora composta por representantes da AngloGold Ashanti e dos municípios participantes.
Parcerias Sustentáveis
Nesta 16ª edição, o programa apoia empreendedores sociais que apresentem soluções para desafios sociais, culturais ou ambientais, com potencial de se tornarem financeiramente autossustentáveis. Maior plataforma de investimento social da AngloGold Ashanti, por meio do Instituto, o Parcerias Sustentáveis já apoiou mais de 300 iniciativas em cidades vizinhas às operações da empresa em Minas Gerais e Goiás. Desde 2010, quando foi criado, o programa beneficiou mais de 65 mil pessoas, com investimentos que somam mais de R$ 15 milhões. Além do aporte financeiro, as iniciativas recebem capacitação, qualificação de profissionais, infraestrutura, suporte em vendas e marketing, mentorias em finanças e gestão organizacional, apoio em gestão de pessoas e elaboração de planos de negócios, entre outras ações.