Divulgação/Câmara de Nova Lima

PUBLICIDADE

SEMPRE NOVA LIMA – Na sessão plenária da Câmara Municipal de Nova Lima, realizada no dia 16 de setembro, o vereador Wesley de Jesus (Republicanos) denunciou as condições precárias da Casa de Acolhimento do município, onde vivem diversas crianças.

O parlamentar destacou que os acolhidos não são infratores, mas sim menores que foram retirados de suas famílias devido a situações de violação de direitos. Ele recordou que, em fevereiro, visitou tanto a unidade destinada às crianças quanto a que recebe adolescentes e apontou uma série de irregularidades. Entre os problemas observados estão a falta de higiene, a ausência de camas e colchões, alimentação inadequada, a presença de adolescentes fumando e até relatos de violência sexual dentro da instituição.

Segundo o vereador, em nova visita, nada havia sido solucionado em relação ao primeiro relatório apresentado. Ele também afirmou que, em ambas as ocasiões, não encontrou equipe completa de psicólogos, psicopedagogos e cuidadores.

PUBLICIDADE

Diante desse cenário, Wesley solicitou que a Comissão de Direitos Humanos, em conjunto com a Comissão da Infância e Juventude, acompanhe e investigue a situação. Ele também defendeu que seja avaliada a notificação ao Ministério Público para a instauração de inquérito civil e a adoção de medidas urgentes a fim de garantir a proteção dos acolhidos.

“Se o poder público assume a tutela, tem a obrigação de garantir acolhimento digno, seguro e humano. Jamais podemos aceitar que crianças sejam tratadas com descaso. Vou acompanhar de perto esse caso e cobrar as medidas necessárias”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.