SEMPRE NOVA LIMA – Os vereadores de Nova Lima, Pedro Dornas (Avante) e Álvaro Azevedo (Avante), apresentaram na Câmara Municipal um projeto de lei que altera o Plano Diretor e barra a construção do terminal rodoviário no local escolhido pelo Governo de Minas Gerais.
O texto inclui ainda a possibilidade de o governo estadual retomar o debate futuramente, desde que promova um processo de escuta da comunidade e que a instalação do terminal seja, de fato, voltada ao interesse coletivo.
O projeto do Estado prevê a construção de um novo terminal metropolitano no bairro Fazenda do Benito, às margens da MG-030, como parte de uma Parceria Público-Privada (PPP), anunciada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra). O plano inclui nove novos terminais e a requalificação de outros dois na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Na Câmara, vereadores criticaram duramente o anúncio do Estado e afirmaram que a audiência pública realizada pela administração não foi devidamente divulgada. Eles também ressaltaram que a população recebeu informações insuficientes para entender o projeto.