MATÉRIA DO G1
O Governo de Minas Gerais abriu, nesta quarta-feira (10), as inscrições para a sexta edição do programa Trilhas de Futuro, que oferece 50 mil vagas gratuitas em cursos técnicos em todo o estado. O prazo para participar vai até 23 de setembro, pelo site do programa.
As oportunidades são destinadas a estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio, incluindo os matriculados no Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e pessoas que já concluíram o ensino médio.
Além da gratuidade, os selecionados terão direito a auxílio-transporte e alimentação para garantir a permanência nos cursos.
Nesta edição, o programa chega a 154 municípios, com a oferta de 110 cursos diferentes, distribuídos em quase 200 instituições credenciadas.
Cursos do Trilhas do Futuro
As opções contemplam mais de 35 áreas estratégicas, como saúde, tecnologia, indústria, agropecuária e serviços.
Entre os cursos disponíveis estão Mineração, Mecatrônica e Desenvolvimento de Sistemas, áreas com alta demanda no mercado de trabalho e possibilidade de salários de até R$ 9 mil.
- A distribuição das vagas segue critérios regionais, relacionando cursos e municípios de acordo com as principais necessidades do mercado local.
- Cada candidato pode escolher até dois cursos e será alocado em um deles conforme os critérios do edital.
Uma novidade desta edição é o uso de um chatbot no site oficial, que vai auxiliar os interessados no processo de inscrição, oferecendo respostas em tempo real e suporte em todas as etapas.
Atualmente, o Trilhas de Futuro conta com cerca de 73 mil estudantes em formação em 267 instituições credenciadas. Desde a criação do programa, quase 90 mil profissionais já foram formados, em um investimento que soma aproximadamente R$ 2 bilhões.