SEMPRE NOVA LIMA – O vereador Abner Henrique (Cidadania) anunciou em suas redes sociais uma decisão relevante para os usuários da Via Ouro. A Justiça reconheceu o interesse da população de Nova Lima e autorizou o retorno da parada dos ônibus da empresa no BH Shopping, em processo movido contra o Consórcio Metropolitano. Segundo o parlamentar, a decisão mostra que o interesse público deve prevalecer sobre interesses econômicos.
Apesar do avanço, Abner destacou que ainda não é o momento de comemorar. O Consórcio Metropolitano recorreu e conseguiu suspender, por ora, a decisão. Uma audiência entre a Via Ouro e o consórcio está marcada para o dia 3 de setembro, quando será tentada uma conciliação.
Enquanto isso, o vereador afirmou que continuará atuando no caso. Ele informou que está ingressando no processo como Amicus curiae, instrumento jurídico que permite a participação de terceiros para fornecer informações e subsídios especializados aos juízes sobre questões técnicas, jurídicas ou de repercussão social de um tema. Se aceito, possibilitará a apresentação de informações, documentos e argumentos que reforcem a defesa do interesse coletivo.
No documento, Abner pretende incluir o abaixo-assinado que reúne quase nove mil assinaturas, além do apoio de empresas como Espaço 356 e Mercado de Origem. Também serão apresentadas matérias da imprensa local e estadual e a denúncia feita ao Ministério Público em conjunto com o vereador Danúbio (PRD). “Tudo isso comprova que a população abraçou essa causa e se sente injustiçada com essa proibição”, afirma.
Abner ainda pediu apoio popular. Ele solicita que, até a próxima terça-feira, moradores comentem a hashtag #viaouronobhshopping no perfil do Instagram do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, fortalecendo a luta.