SEMPRE NOVA LIMA – Um estudo desenvolvido pelo BNDES em conjunto com o Ministério das Cidades apresentou a proposta da Linha Vila da Serra – Santa Luzia, que teria como objetivo ligar as regiões sudeste e nordeste da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O trajeto conectaria Nova Lima a Santa Luzia, aproveitando parte do ramal ferroviário Águas Claras, na zona sul da capital mineira.
Segundo o Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), a linha formaria um arco integrando áreas do sul, oeste e norte da Grande BH, passando também por Ibirité, Contagem e Ribeirão das Neves. O traçado contemplaria polos como Barreiro, Venda Nova, CEASA e São Benedito, ampliando a integração entre centros urbanos e industriais da região.
O projeto prevê ainda a criação de um ramal complementar que se conectaria à Linha A, entre Eldorado e Nova Lima, atendendo uma população estimada em 659 mil habitantes ao longo do traçado. O estudo, no entanto, destaca que a proposta não integra a Rede Planejada de transporte, por disputar espaço com outros projetos já mais detalhados, como o VLT Anel Urbano.
Atualmente, a Linha Vila da Serra – Santa Luzia está em fase de concepção, sem previsão orçamentária ou cronograma para início das obras. De acordo com o ENMU, os custos operacionais anuais (OPEX) seriam de R$ 296,05 milhões, enquanto a receita média estimada é de R$ 145,28 milhões por ano.
*Com informações do portal Via Trolebus
