SEMPRE NOVA LIMA – A Câmara Municipal de Nova Lima aprovou e o Executivo sancionou a Lei Municipal nº 3.260/2025, que institui o Programa Melhor em Casa Pediátrico no município.
De autoria do vereador Gliverson Marques (Cidadania), a medida garante atendimento domiciliar especializado para crianças e adolescentes que necessitam de cuidados contínuos, reabilitação ou cuidados paliativos, com acompanhamento de equipes multiprofissionais.
O programa tem como objetivos a humanização do cuidado, a desospitalização e a redução do tempo de internação, a diminuição dos riscos de infecções hospitalares, a promoção da autonomia das famílias e o suporte integral e contínuo aos cuidadores.
Serão beneficiados pacientes com indicação de cuidados domiciliares especializados, conforme critérios clínicos definidos pelo Poder Executivo Municipal, disponíveis para consulta clicando aqui.
A execução poderá ser feita por Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar e Equipes de Apoio, formadas por profissionais como médico pediatra, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social, técnico de enfermagem e nutricionista.
A seleção e priorização dos pacientes será realizada com base em critérios clínicos definidos por protocolo da Secretaria Municipal de Saúde, considerando a complexidade, gravidade e viabilidade do cuidado domiciliar.