SEMPRE NOVA LIMA – A delegada Ana Paula Balbino Nogueira, esposa do empresário Renê da Silva Nogueira Júnior, que confessou ter assassinado o gari Laudemir Fernandes, foi indiciada pela Corregedoria da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) por prevaricação.
Previsto no no art. 319 do Código Penal, prevaricar significa “retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal”.
“A PCMG esclarece que tramita na CGPC o procedimento administrativo que apura eventual transgressão disciplinar por parte da servidora, no qual são garantidos os direitos à ampla defesa e ao contraditório. Portanto, exige-se um prazo maior para a conclusão”, informou em nota.
A delegada já havia sido indiciada anteriormente por porte ilegal de arma de fogo no inquérito policial da morte de Laudemir. Segundo a investigação, ela sabia que o marido utilizava a arma. “A esposa tinha ciência que ele fazia o uso da arma de fogo com constância”, afirmou o delegado Evandro Radaelli.
O crime
Laudemir de Souza Fernandes foi morto com um tiro no abdômen na manhã de 11 de agosto, no bairro Vista Alegre, região Oeste de Belo Horizonte. Ele chegou a ser socorrido por populares, mas não resistiu.
O gari trabalhava na coleta de lixo quando Renê Júnior, que dirigia um carro BYD de cor cinza em sentido contrário, se irritou alegando que o caminhão atrapalhava o trânsito. Armado, ele apontou a arma para a motorista do veículo e ameaçou atirar no rosto dela. Em seguida, passou pelo caminhão, desceu do carro com a arma em punho, deixou o carregador cair, recolocou-o e disparou contra Laudemir.