Desde o dia 4 de setembro, o bairro Vila Duarte, em Rio Acima, está completamente sem abastecimento de água devido a uma manutenção da rede realizada pela Prefeitura. Diante da falta de fornecimento por vários dias, moradores marcaram um protesto para este sábado, dia 12.
“População está sem água, meus vizinhos estão sem água. Eles mexeram na Rua Três e quebraram toda a via para mexer na rede de água, mas não foi resolvido. Estamos todos sem água”, afirmou Aparecida Rodrigues, moradora do bairro há 35 anos, que relata nunca ter presenciado situação semelhante.
Um vereador esteve no local e afirmou que haveria reuniões para buscar uma solução para o problema, mas nada foi resolvido até o momento. Atualmente, a obra segue em outra rua. Aparecida relata que a Prefeitura chegou a disponibilizar, na última terça-feira, dia 9, um caminhão-pipa, mas o recurso foi insuficiente. Ela acrescenta que tem se alimentado fora de casa por não ter água para cozinhar.
O Sempre falou com a representante de imprensa do município, que explicou que o sistema de água de Rio Acima é da década de 1970 e não atende mais à demanda atual. Para resolver o problema, a Prefeitura já concluiu a construção de um reservatório com capacidade para 1 milhão de litros e está implantando uma nova estação de tratamento e captação. No bairro Vila Duarte, onde a rede antiga apresenta falhas constantes, a tubulação está sendo totalmente substituída, o que gera cortes diários no fornecimento até a conclusão da obra.
“Além disso, a Prefeitura reforçou que o objetivo das intervenções é garantir segurança hídrica e qualidade no abastecimento a longo prazo. As obras fazem parte de um projeto estruturante que busca modernizar todo o sistema, reduzindo falhas frequentes e atendendo ao crescimento populacional do município”.