A primeira unidade da Farmácia de Minas em Nova Lima começa a funcionar no dia 1º de agosto, na Rua Elógio Pimentel, 135 – Retiro. A farmácia faz parte da Política Estadual de Assistência Farmacêutica de Minas Gerais e segue as diretrizes do SUS, com o objetivo de facilitar o acesso da população a medicamentos especializados.
Cerca de 1.200 moradores cadastrados na Farmácia de Minas, que atualmente buscam seus medicamentos em Belo Horizonte, passarão a ser atendidos na nova unidade. A expectativa é fortalecer a rede de Assistência Farmacêutica e oferecer suporte mais próximo a pacientes com condições crônicas e de alta complexidade.

A unidade irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com equipe qualificada para abertura de processos, renovações e dispensação de medicamentos. O atendimento será realizado por farmacêuticos e técnicos em farmácia da prefeitura. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais permanece responsável pela análise dos processos e fornecimento dos medicamentos para a Farmácia de Minas do município.
Como funciona a Farmácia de Minas?
A Farmácia de Minas é vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SESMG) e realiza a dispensação gratuita de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF). Esses medicamentos são definidos por Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), após avaliação pelo Ministério da Saúde e incluídos na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME).
Quem pode ser atendido?
Na unidade de Nova Lima, o atendimento é voltado a pacientes que necessitem de medicamentos especializados para o tratamento de doenças crônicas ou de alta complexidade, como artrite reumatoide, asma grave, epilepsia, doenças autoimunes, entre outras.
Como ter acesso aos medicamentos?
Para ter acesso aos medicamentos, o paciente deve consultar um médico do SUS ou da rede privada que siga os critérios dos protocolos do Ministério da Saúde e abrir o processo de solicitação do medicamento, que poderá ser feito em Nova Lima a partir desta sexta-feira, primeiro de agosto, e que será analisado pelo Governo Estadual. Após a aprovação do pedido, o usuário poderá pegar o medicamento diretamente na Farmácia de Minas.