Imagem: Divulgação/Granbel

No dia 13 de agosto, a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel) recebeu gestores de saúde e conselheiros municipais para a reativação do Fórum de Saúde.

A mesa de abertura contou com a participação do secretário estadual de Saúde, Fábio Baccherett; do presidente da Granbel e prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez; do secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Danilo Borges Matias; do secretário municipal de Saúde de Ouro Preto e presidente do Cosems Regional de Belo Horizonte, Leandro Leonardo de Assis Moreira; e do secretário municipal de Saúde de Rio Acima, Serginho da Bota.

João Marcelo ressaltou a relevância da troca de experiências entre os municípios e incentivou os secretários a compartilharem boas práticas de gestão para inspirar e beneficiar outras cidades da Região Metropolitana. “Ao trocar experiências, podemos aprender uns com os outros e fortalecer a administração em todas as cidades”, disse.

Durante o evento, o secretário Fábio Baccherett explicou que o repasse financeiro será organizado por blocos de políticas públicas do SUS. Dessa forma, o que antes envolvia quase 20 contas passará a ser concentrado em cerca de seis, oferecendo mais praticidade, flexibilidade e autonomia para a gestão dos recursos.

O secretário também apresentou outras oportunidades de gestão, como o Vacimóvel, que leva vacinação porta a porta; a Teleconsultoria, que permite a discussão de casos entre profissionais de saúde por meio de tecnologia; o Programa Miguilim, que oferece exames de vista e óculos gratuitos; e o Opera Minas, que deve ultrapassar um milhão de cirurgias em 2025.

O Fórum foi espaço para diálogo e esclarecimento de dúvidas. “Achei sensacional participar do Fórum de Saúde. Esses espaços de discussão nos dão mais confiança e a troca de experiências faz muita diferença na gestão da saúde”, disse Carolina Cabral, Secretária de Saúde de Raposos.

Na ocasião, foram eleitos os municípios representantes do Fórum: Cinthya Pedrosa, de Brumadinho, como presidente; Alan Diego, de Lagoa Santa, como vice-presidente; e Carolina Cabral, de Raposos, como secretária. Eles serão responsáveis por dar continuidade aos trabalhos e discutir novas estratégias para o setor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.