Foto: Ibama/Divulgação

SEMPRE NOVA LIMA – Uma onça-parda foi capturada nesta sexta-feira, dia 29, na Estação Ecológica de Fechos, em Nova Lima. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o animal tem entre um ano e meio e dois anos de idade.

A onça, batizada de Catarina, passou por avaliação veterinária e depois foi devolvida ao seu habitat natural, em local não divulgado pelo órgão. A partir de agora, ela será acompanhada por meio de monitoramento via satélite. A captura faz parte do programa de monitoramento de fauna conduzido pela Vallourec. Atualmente, outros sete animais também estão sob vigilância, incluindo quatro lobos-guarás, duas jaguatiricas e outra onça-parda.

O Ibama destacou que o monitoramento contínuo da fauna é fundamental para compreender os impactos das atividades humanas sobre o ecossistema da região e para garantir a preservação da biodiversidade em um dos biomas mais ameaçados do Brasil.

Atualmente sob licenciamento ambiental pelo Ibama, o vetor sul da Grande BH é um mosaico de empreendimentos minerários, condomínios residenciais, unidades de conservação e a rodovia BR-040.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.