O prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez (Cidadania), comentou em suas redes sociais sobre a nova tarifa imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Ele afirmou que o governo municipal está acompanhando a situação e que determinou à Secretaria de Desenvolvimento Econômico a elaboração de um relatório com os possíveis impactos na economia local.
“Atualmente, os dois principais produtos exportados por nossa cidade são os minérios de ferro e o ouro, que representam 97% das exportações do município, e são itens que não entraram na lista dos produtos afetados com a tarifa de 50%”, afirma o prefeito.
Mesmo assim, João Marcelo destacou que a equipe continuará atenta aos desdobramentos e se colocou à disposição para dialogar com empresas da cidade que eventualmente possam ser impactadas pela medida.
Tarifas de 50% ao Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou no dia 30 de julho um decreto que impõe uma tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros, elevando o total para 50%. De acordo com a Casa Branca, o decreto foi adotado em resposta a ações do governo brasileiro que representariam uma “ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos EUA”.
Há, contudo, uma lista de exceções: em geral, minerais, produtos energéticos, metais básicos, fertilizantes, papel e celulose, alguns produtos químicos e bens para aviação civil estão isentos da tarifação adicional.