Foto: Licia Ribeiro / Divulgação

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

O Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias (INHAC) vai ampliar uma nova escola social de gastronomia para criar um hotel-escola em Minas Gerais. A iniciativa, realizada em parceria com a Vale, busca responder a uma demanda estratégica de Minas Gerais que, com um fluxo crescente de visitantes, precisa investir na qualificação de mão-de-obra para hotéis e empreendimentos ligados ao turismo.

O projeto teve início com a assinatura de um memorando de entendimentos entre as instituições. A previsão é que o hotel-escola seja construído em até dois anos em uma área da Vale localizada na Mina de Águas Claras, em Nova Lima.

O hotel-escola do INHAC oferecerá 600 vagas anuais em cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos, formando profissionais para atender com excelência e reforçar a reputação mineira de acolhimento e qualidade.

PUBLICIDADE

Em depoimento para o jornal O Tempo, Luiz Henrique Medeiros, diretor de Territórios e Uso Futuro da Vale, afirma que a instalação do hotel-escola está alinhada ao compromisso da empresa de dar novas destinações às áreas antes utilizadas para mineração, em consonância com os interesses das comunidades próximas.

“Nas escutas que temos realizado junto aos moradores da região, o turismo sempre aparece como uma das primeiras opções. E Minas Gerais realmente tem crescido como destino turístico e tem uma demanda por profissionais bem-preparados. Então esse projeto do INHAC traz inúmeras vantagens. Além disso, utilizando uma área já estruturada, como a MAC, reduz os impactos e contribui para a preservação de um espaço privilegiado, aos pés da Serra do Curral e próximo à mata do Jambreiro”, disse.

A Mina de Águas Claras foi desativada em 2002 e está sob gestão da mineradora desde 2006, quando a Vale adquiriu a MBR e assumiu a responsabilidade pelas obras de recuperação ambiental e fechamento do espaço.

PUBLICIDADE

INHAC

O INHAC, assinado pelo chef Leo Paixão, é uma escola social de gastronomia que faz parte do Programa Trilhas de Futuro do Governo de Minas. A instituição oferece, todos os anos, 80 vagas gratuitas para o curso técnico em gastronomia. Reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação, o curso possui 960 horas de carga horária e adota uma metodologia inovadora que vai além da formação técnica. O INHAC também está integrado ao Centro de Referência do Queijo Artesanal (CRQA), localizado no Espaço 35, no bairro Olhos d’Água.

*Com informações de O Tempo

PUBLICIDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.