SEMPRE NOVA LIMA – O curta-documentário “Eu, o Outro e o Mundo: Arte como expressão da identidade e cultura”, produzido por estudantes da Escola Municipal George Chalmers, em Nova Lima, recebeu o primeiro lugar na categoria Júri Popular da 17ª edição do Festival Internacional de Cinema Escolar – MacacuCine, em Cachoeiras de Macacu, no Rio de Janeiro.
De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura de Nova Lima, o curta nos conduz por camadas da experiência estudantil, onde arte, tecnologia e subjetividade se entrelaçam. A produção registra o processo artístico dos estudantes a partir de uma perspectiva única: eles mesmos filmam e fotografam a construção do projeto que dá nome ao filme.
Os estudantes documentam uns aos outros em ação enquanto desenham e se expressam. Na dinâmica, emergem em novas questões: quem é cada um diante da câmera? Quem é o outro quando o registro é meu? Que mundo criamos e compartilhamos nas imagens produzidas? É um registro das percepções sobre identidade no tempo das telas onde o eu digital, o outro digital e o mundo digital se revelam como parte da mesma obra viva.
Construído pelos alunos Claryssa Eduarda Reis Rocha, Isadora Dias de Souza Lima, Laura Oliveira Rocha, Layla Dias Santos Crisostomo, Miguel Dutra Santos, Alejandro Porto de Jesus e Bruna Souza Fidelix, sob a mediação do professor Otávio Neves, o material faz parte do projeto EU DIGITAL – Tecnologias Audiovisuais e Identidade, que integra arte, tecnologia e educação.
O prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez (Cidadania), destacou a conquista em suas redes sociais. “Parabéns para a E.M George Chalmers que fez bonito e ficou em 1° lugar no 17° Festival Internacional de Cinema Escolar, com o curta ‘Eu, o Outro e o Mundo: Arte como expressão da identidade e cultura’. Estou muito feliz com essa conquista em que nossos estudantes demonstraram capacidade criativa e crítica, além da produção audiovisual!”, comemorou. Assista abaixo:
ASSISTA APÓS O ANÚNCIO