O vereador Thiago Almeida (PSD), presidente da Câmara Municipal de Nova Lima, convocou uma coletiva para tratar do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) que prevê a construção, reforma, modernização e operação de 11 terminais de ônibus na região metropolitana de Belo Horizonte. A reunião tem como foco debater os impactos do pacote de ações para aprimoramento do Transporte Estadual Metropolitano (Trem) e a integração com o metrô da RMBH.
A coletiva está marcada para terça-feira, dia 8 de julho, às 18h, no Plenário da Câmara Municipal de Nova Lima. O tema vem ganhando destaque nas redes sociais, especialmente porque a maior parte dos vereadores tem se manifestado contrária à construção do terminal no município.
A previsão de investimentos é de R$ 447 milhões para reforma e construção, além de cerca de R$ 1 bilhão para operação e manutenção das unidades em 30 anos de contrato. Além de Nova Lima, o projeto prevê a construção dos terminais Petrolândia e Ferrugem, em Contagem; Veneza, em Ribeirão das Neves; Regap, em Betim; São José da Lapa e Lagoa Santa/Vespasiano. Ainda serão requalificados os terminais Eldorado, em Contagem; e o de Pedro Leopoldo, no vetor Norte da região metropolitana de Belo Horizonte.
Serviço
- Coletiva com o presidente da Câmara, Thiago Almeida; demais vereadores de Nova Lima, Raposos, Rio Acima, Contagem, Ribeirão das Neves, Betim, São José da Lapa, Lagoa Santa e Vespasiano; sociedade civil, representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (SINTRAM); Viação Via Ouro; Consórcio Metropolitano e Secretarias de Transporte e Desenvolvimento Econômico
- Terça-feira, 8 de julho, 18h
- Plenário da Câmara Municipal de Nova Lima – Praça Bernardino de Lima, 80, Centro