Uma facção criminosa do Rio de Janeiro aliada a grupos de Nova Lima e Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, utiliza trilhas do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça como rota para o transporte de drogas e armas entre as cidades. A informação foi divulgada pela Record.
De acordo com a investigação, a droga vendida no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, vinha de Ibirité, sendo levada por caminhos improvisados dentro do parque estadual. Para evitar a abordagem policial, os criminosos se misturam a trilheiros de bicicleta e moto.
As apurações começaram após a publicação de vídeos nas redes sociais, onde traficantes aparecem ostentando armas de fogo e dinheiro.
A Polícia Civil deflagrou uma operação e cumpriu seis mandados no bairro Jardim Canadá. Cinco pessoas já foram presas. Conforme a corporação, o grupo criminoso utiliza armamento pesado e atua em imóveis com histórico de diversas ocorrências policiais. Durante a ação, também foram apreendidos celulares e um notebook, que podem ajudar nas investigações.
As investigações apontam que os traficantes da região têm se aproximado cada vez mais da facção do Rio de Janeiro. Desde o início da cooperação entre os grupos, foi observado que integrantes da quadrilha mineira passaram a adquirir armamento pesado.
A operação teve apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil e do canil da corporação.