Foto: Divulgação / PBH

PUBLICIDADE

A construção do novo viaduto em formato de ferradura pode começar ainda no primeiro semestre de 2025, segundo a Prefeitura de Nova Lima. A obra visa aliviar os congestionamentos na região do trevo do BH Shopping, conectando diretamente a MG-030 à BR-356, sentido Rio de Janeiro, sem a necessidade de acessar o entroncamento no Belvedere.

Esse viaduto integra um pacote de quatro intervenções de mobilidade urbana, resultado de uma parceria entre Nova Lima e Belo Horizonte firmada em março de 2024. Cada cidade será responsável por duas obras, com investimento total estimado em R$ 200 milhões.

O viaduto da “ferradura” terá custo estimado de R$ 40 milhões, com prazo de execução de 12 meses. A obra será financiada por contrapartidas urbanísticas, recurso pago por empreendedores da região como condição para aprovação de novos empreendimentos.

PUBLICIDADE

O projeto enfrentou entraves por incluir um trecho dentro da Estação Ecológica do Cercadinho. Após ajustes e negociações com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o projeto foi aprovado pelos dois órgãos.

Houve ainda mediação do Ministério Público, que viabilizou um acordo para que a associação de empreendedores da região fique responsável pela contratação da obra. Com o projeto executivo aprovado, a prefeitura prevê o início dos trabalhos em breve. A expectativa é de que a intervenção tenha impacto direto na fluidez do trânsito.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.