Divulgação Vale

A Vale inicia na próxima semana a descaracterização da barragem 7A, da Mina de Águas Claras (MAC), em Nova Lima, na região da Serra do Curral. A ação faz parte do Plano Ambiental de Fechamento de Mina (PAFEM), que estabelece medidas e prazos para o encerramento seguro das estruturas da unidade e sua integração ao meio ambiente.

Essa será a terceira das seis estruturas da MAC a passar pelo processo. Embora a mina não tenha mais barragens construídas pelo método de alteamento a montante, todas as estruturas remanescentes serão eliminadas.

As obras incluem a retirada parcial de sedimentos do reservatório, reconformação das encostas da estrutura e construção de um canal de drenagem. A barragem está inativa, foi construída em etapa única e não contém rejeitos. Após as intervenções, perderá a função de barragem, conforme a legislação vigente.

A descaracterização de todas as barragens da MAC faz parte de um Termo de Compromisso firmado neste mês entre a Vale, o Ministério Público de Minas Gerais, a Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM) e o Município de Nova Lima.

Os projetos das demais estruturas – que abrangem as barragens 7B e 6, de contenção de sedimentos, e a 5-MAC, de contenção de rejeitos – estão em fase de desenvolvimento e serão submetidos à validação dos órgãos competentes antes do início das obras.

Essas estruturas estão inativas e foram construídas em etapa única ou alteadas a jusante. Até a conclusão das obras, as barragens seguem sendo inspecionadas regularmente e monitoradas 24 horas por dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.