Uma operação contra o garimpo ilegal, realizada nesta terça-feira, dia 29, explodiu estruturas nas cidades de Rio Acima e Nova Lima. A ação foi motivada por denúncias de extração irregular ao longo do rio das Velhas e contou com a participação da Polícia Militar de Meio Ambiente e do Ibama.
Durante a fiscalização, as equipes inspecionaram cinco pontos de garimpo e localizaram seis balsas e dez motores, todos em funcionamento. De acordo com a Polícia Militar, a extração ilegal provocou grande devastação ambiental na região.
Todos os materiais utilizados no garimpo ilegal foram destruídos pela Polícia Militar de Meio Ambiente, inclusive com explosões, após a lavratura de auto de destruição pelo Ibama. A operação também resultou na apreensão de dinheiro, 12 gramas de ouro, três celulares e na prisão de seis pessoas.
Além do garimpo de ouro, a Polícia Militar de Meio Ambiente constatou a usurpação de bem da União, com a exploração ilegal de recursos minerais. Também foi identificada a dragagem para extração em área aluvionária e o desmate em Área de Preservação Permanente (APP), configurando crimes ambientais graves.