Foto: Alex de Jesus/O Tempo

MATÉRIA DO G1

A forte massa de ar polar associada a uma frente fria que já está derrubando as temperaturas Brasil afora ainda não deve afetar Minas Gerais. Para os próximos dias, a previsão é de temperaturas baixas nas noites e no início das manhãs e calor ao longo do dia, como é comum no outono.

Em Minas Gerais, o efeito do ar frio deve ser mais intenso a partir de sexta-feira (30), concentrando-se no Sul do estado, no Triângulo Mineiro e em parte da Zona da Mata. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a onda de frio só deve chegar semana que vem.

Nesta quarta-feira (28), a capital mineira amanheceu com sol entre nuvens e temperatura mínima de 15°C. Ao longo do dia, os termômetros devem subir, chegando a uma máxima de 26°C, dentro do esperado para o outono.

Não há previsão de chuva para Belo Horizonte, mas o céu permanece com muitas nuvens.

Avanço da frente fria

O sistema que começou a avançar pelo Sul na última terça-feira (27) deve seguir em direção ao interior do país e às regiões Sudeste e Centro-Oeste a partir desta quarta.

O ar polar começa a atuar com força no Sul, com queda acentuada nas temperaturas na região, e também começa a influenciar o clima em algumas partes do Mato Grosso do Sul.

Na quinta-feira (29), a onda de ar frio faz os termômetros caírem em São Paulo, Mato Grosso do Sul, oeste e sul de Mato Grosso, além de áreas de Rondônia e extremo sul do Acre e do Amazonas. Na região Norte, está previsto o fenômeno conhecido como friagem.

➡️A friagem é caracterizada por uma queda de temperatura muito acentuada que acontece na parte Norte do Brasil, provocada pela passagem de ar frio de origem polar e não pelo excesso de nebulosidade ou tempo chuvoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: O conteúdo está bloqueado. Entre em contato para solicitar o texto.